15 de maio de 2014

tarte de morango e ruibarbo | strawberry and rhubarb pie

A semana passada tomei o pequeno-almoço com uma amiga no Mercado da Ribeira. Costumo comprar os frescos no mercado aqui da zona, o de Alcântara e fiquei a pensar que depois de frequentar mercados municipais é difícil entrar num supermercado. No supermercado não há a relação vendedor/consumidor que há nos mercados e, também, temos a certeza da origem do produto. Para além disso, a maior parte dos mercados são obras de arquitectura emblemáticas na cidade.
Fico feliz com este novo interesse em revitalizar estes espaços. Aconteceu com o Mercado do Bom Sucesso no Porto, com o Mercado de Campo de Ourique aqui em Lisboa e, esta semana, abre o Mercado da Ribeira reabilitado pela Time Out.
Nessa visita ao mercado, comprei ruibarbo. Têm-me pedido receitas com este vegetal e estamos na época dele. O ruibarbo é, muitas vezes, associado ao morango. O sabor ácido do ruibarbo com o  morango é incrível.


TARTE DE MORANGO E RUIBARBO
RHUBARB AND STRAWBERRY PIE

300gr de morango / 300gr strawberry
200gr de ruibarbo / 200gr rhubarb
150gr de açúcar / 150gr sugar
20gr de amido de milho / 20gr cornstarch

base / crust:
150gr de farinha / 150gr flour
110gr de manteiga / 110gr butter
1/2 cc de sal / 1/2 tsp salt
5 cs de água / 5 tblsp water

streusel:
100gr de farinha / 100gr flour
100gr de açúcar mascavado / 100gr brown sugar
70gr de manteiga / 70gr butter

Para a base, amassar todos os ingredientes. Formar uma bola, envolver em película e refrigerar por uma hora. Estender a massa e forrar uma tarteira untada. Refrigerar.
Cortar os morangos e ruibarbo em pedaços. Envolver o açúcar e amido de milho. Colocar sobre a base.
Amassar todos os ingredientes do streusel até obter uma areia grossa. Colocar sobre o morango e ruibarbo. Levar a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de uma hora.
Servir com natas batidas ou gelado de baunilha.

For the crust, knead all ingredients. Form a ball, wrap in cling film and refrigerate for an hour. Roll out the pastry and line a greased pan. Refrigerate. 
Cut the strawberries and rhubarb into pieces. Involve the sugar and cornstarch. Pour over the crust. 
For the streusel, knead all ingredients until you have a thick sand. Plave over the strawberry and rhubarb. Bring to preheated oven at 180 ° for about one hour. 
Serve with whipped cream or vanilla ice cream.

1 comentário:

  1. Eu por cá não consigo encontrar ruibarbo, nem nas grandes superfícies nem nos mercados :/

    ResponderEliminar