27 de agosto de 2012

E QUASE UM MÊS DEPOIS...

venho ao meu querido diário. Faz esta semana 1 mês que cheguei à Bélgica para um intercâmbio com o chocolatier  Jean-Philippe Darcis
Depois de uma semana nos serviços administrativos da empresa, foi altura de pôr a mão na massa e começar no atelier de pâtisserie. O trabalho começa ás 3h e por causa deste horário, mudei-me para a fábrica de chocolate (a viver no terraço qual Remy do Ratatouille).
Aqui na fábrica há sempre gente a trabalhar. Existem 5 ateliers: boulangerie , viennoiserie (das 22h ás 7h), pâtisserie (das 3h ás 12h), chocolaterie e macaronerie (das 8h ás 17h). 
Acordar ás 2.30h e sentir o cheiro a pão acabado de fazer é maravilhoso e começo logo a contar as horas para às 6h ir à viennoiserie buscar o meu pain au chocolat.
Apesar de existirem 5 boutiques Darcis na Bélgica, todos os produtos são feitos na fábrica em Verviers, Liége. Por isso o trabalho começa a esta hora. Às 6h tudo é embalado cuidadosamente e uma carrinha irá fazer a distribuição. A partir daí e, até ás 12h,  começamos a preparar o dia seguinte. Não há muito tempo para respirar, nem para tirar fotografias. Talvez esta semana.


 Livro, Macarons e Framboiser, Darcis.



Sem comentários:

Enviar um comentário